Re: Rotear duas redes

2009/2/6 Adauto Serpa <adautoserpa@gmail.com>
Tenho um rede 192.168.51.x montada aqui na empresa, estou tendo
que instalar umas máquinas dentro de outra faixa de IP 192.168.50.x
Tenho um Servidor de Gateway, o devo fazer para que as máquinas
da rede 51 veja as da 50 e vice-versa ?

Esse meu servidor tem uma placa de rede eth0 (IP da Rede) e outra
eth1(IP de internet).

A melhor solução para seu problema seria você colocar um servidor de dhcp na sua rede, já que você afirmar usar ips fixos, e alterar a numeração da sua rede para algo como 192.168.50/255.255.254.0, a não ser, é claro, que sua rede seja composta somente por servidores.

No entanto, um alias na interface deve ser suficiente, já que este servidor é o default gateway da sua rede.
Seria algo como:

eth0:0
192.168.50.1

eth0:1
192.168.51.1

echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

route add -net 192.168.50.0 netmask 255.255.255.0 eth0
route add -net 192.168.51.0 netmask 255.255.255.0 eth0

Enfim roteamento normal deve ser suficiente para resolver o problema não sendo necessário fazer NAT/PAT.

Um fato que pode causar problemas nesta configuração é que toda a comunicação entre as redes se dará através do gateway, ao invés de ocorrer diretamente, outro fator de atenção é em relação aos servidores SMB/cifs.