Re: Debian e suporte a hardware high-end

2009/2/11 Edson Marquezani Filho <edsonmarquezani@gmail.com>:
> Pessoal, estou pensando em adquirir hardware profissional HP
> (servidores de rack DL, um storage, e unidade de fita LTO3), para uma
> solução de um cliente.
> Eu gosto muito de Debiam, só uso ele em meus servidores, e gostaria de
> implementar toda a solução com ele. Porém, o fornecedor vem com todo
> aquele papo de homologação com Red Hat, sugerindo que o suporte a esse
> tipo de hardware high-end possa ser deficiente com distros não
> homologadas.
> Fiquei com um certo receio, e por isso gostaria de pedir a opinião de
> [...]

O fornecedor apenas quer que uma EMPRESA assuma o suporte. Embora
existam casos de sucesso com todas as distros, estes só vem quando
existe uma estrutura interna de suporte. Instalar Debian contando com
apoio da comunidade, como essa lista, em ambiente de produção é
suicídio.

Se VOCÊ vai fazer esse papel para seu cliente, de garantir para ele o
suporte -- que inclui deixar funcional outros serviços além do sistema
operacional, pode deixar o RedHat de lado. Mas se você vai só *vender*
a máquina, deixe com RedHat mesmo que eles se viram.

PS: A HP é uma das grandes contribuidoras do projeto Debian,
empregando vários hackers e doando servidores para o projeto.