aceleração gráfica

Saudações.

Não estou conseguindo fazer funcionar a aceleração gráfica no meu laptop. Estou há meses tentando. Alguém, por favor, me ajude nisso. Eis a situação:

laptop:
Toshiba satelite A300
Placa de vídeo: ATI Mobility Radeon HD 3400 Series

$ cat /var/log/Xorg.0.log |grep 3400
	[1] -1	0	0x00003400 - 0x000034ff (0x100) IX[B]
	ATI Radeon X1300 XT/X1600 Pro, ATI FireGL V3400,
	ATI Mobility Radeon HD 3400 Series, ATI FireMV 2450, ATI FireMV 2260,
(--) Chipset ATI Mobility Radeon HD 3400 Series found
(--) RADEON(0): Chipset: "ATI Mobility Radeon HD 3400 Series" (ChipID = 0x95c4)

$ lspci | grep VGA
01:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc Mobility Radeon HD 3400 Series

Tentei instalar diversos módulos que tivessem algo a ver com o vídeo, sem sucesso. Então segui o procedimento do site http://technowizah.com/2006/10/debian-how-to-ati-drivers.html e instalei os seguintes pacotes:
apt-get install fakeroot debhelper build-essential libstdc++5
A seguir instalei os drivers que indicados. Não funcionou.

A situação hoje (e desde o início) é que eu não consigo rodar o xine (apresenta cores esverdeadas e uma grande lentidão), o google earth mostra-se muuuito lento. Suponho daí que a aceleração gráfica não funcione. Rodei tambem glxinfo para verificar e obtive uma indicação de que realmente não estava funcionando. Porém, após muitas mudanças e desinstalação do compiz (tentativa desesperada...) o próprio glxinfo e glxgears não funcionam mais, de modo que nem me lembro mais qual era a mensagem.

Verifiquei inúmeros sites na internet com dicas sobre este hardware de vídeo e nada. Nada! Acho que já instalei e desinstalei tanta coisa que não sei mais se acabei por estragar tudo.

Alguém tem alguma dica, alguma idéia, alguma esperança para fazer funcionar essa tal de aceleração gráfica no Debian?

G.Paulo.