Ajuda em script

Olá pessoal da lista, tudo bem?

Precisava de um auxilio de vocês ma geração (ou otimização) de um script.

Tenho uma rede com samba como PDC em uma escola e agora na volta as aulas preciso gerar usuários e senhas para todos. Eu tenho um script que utilizo a tempos que pega uma lista com nome, username e senha e gera tudo pra mim. Mas eu preciso gerar esta lista. O que eu queria era conseguir com a lista de nomes, gerar os usernames de forma que o username seja o primeiro e o ultimo nomes juntos (sem espaço) com letras minusculas e a senha seria de 6 digitos, todos numéricos. Caso o username fosse repetido, o sistema me avisaria (Andre Silva e Andre pereira rodrigues silva por exemplo seria repetido). Eu (ainda) não tenho experiencia com programação, apenas um pouco de bash.

Fico grato por qualquer ajuda

Abraço a todos

Daniel