japones do gnome terminal

Ola Amigos,

estou escrevendo documentos em japones no meu debian etch sem problemas. Sem problemas ser for em qq outro lugar que nao o terminal. Consigo escrever no openoffice, gedit, iceweasel, etc.

Mas como estou escrevendo usando o vim uso o terminal e ai nao esta dando certo. Ate consigo copiar o texto em japones para o terminal, mas quando o arquivo novamente as fontes japonesas se transformam em coisas ilegiveis.

Procurei no google e no arquivo da lista por alguma solucao, mas nao achei nada que se assemelha-se a esse problema.

caso alguem tenha alguma sugestao podemos experimentar.

att
rodrigo