Re: Diretório compartilhado entre usuários na mesma máquina

Neste caso deve funcionar fazendo com que todos os arquivos criados dentro do diretório criado sejam do grupo casa, porém dependendo da configuração do umask determinados usuários podem ter alguns problemas.

Imagine:
O usuario1 cria um arquivo neste diretório:

$ touch arquivo.txt
$ ls -lh
rwxr--r--  usuario1.casa  arquivo.txt

Quando o usuário2 quizer excluir esse arquivo ele não terá permissões.

2009/1/20 Fabiano Manoel de Andrade <fabianoma@gmail.com>
Em Seg, 2009-01-19 às 15:22 -0200, Sávio M. Ramos escreveu:
> Olá,
>
> São três pessoas que usam a mesma máquina em momentos diferentes mas
> que desejam ter acesso a um diretório que todos os três possam gravar
> e apagar o que quiser nele. Este diretório pode ficar na conta de um
> dos três ou não.
>
> Tentei pelo Gnome em Compartilhar pastas mas este me pediu a instalação
> do Samba ou do NFS. Não entendo nada dos dois. Não existe uma solução
> mais simples?
>
> Obs: tentei criar um grupo e colocar os três no grupo mas não deu
> certo...

> [...]

       Olá.

       Eu fiz o seguinte aqui em casa. Criei um diretório em /home como dono
sendo root e grupo casa e setei o id de grupo no diretório. Assim:
# mkdir /home/local
# chgrp casa /home/local
# chmod g+rwxs /home/local

       Abraço.