Re: Campus Party [OFF tópic]

Olá Vlamir!

Seja bem vindo ao grupo de discussão Debian Brasil em português.
Aqui você podera tirar dúvidas e ficar atento aos pricipais temas relacionados ou Debian de modo geral.

Quanto a sua dúvida, vou tentar exclarecer da uma forma simples. Espero poder ser claro o suficiente.

Campus Party é um evento, que esse ano assim como no anterior, será realizado no Brasil em São Paulo, dentro do pavilhão de exposições do Ibirapuera, com o objetivo de reunir pessoas ligadas em tecnologia, sobretudo em internet e software livre.

A Campus funciona como um grande "acampamento" pois o evento disponibiliza espaço aos participantes para ficarem alojados mediante ingresso que valha essa condição. Os participantes levam seus computadores de casa, sendo eles pcs, macs ou notebooks, e participam das atividades promovidas pelo evento. A internet é livre. Basta plugar um cabo de rede e sair fritando. E detalhe: a banda total do evento este ano é de 10 GIGA!!!!!! Você dificilmente vai ver uma banda tão veloz na sua vida.

Há campeonatos de jogos, projetos de robótica, metareciclagem, palestras sobre software livre, blog, internet, comunicação digital, etc. Começou na Espanha, mas se não me engano já é a terceira vez que fazem a Campus Party aqui em São Paulo.

"Usuários comuns" ou seja "visitantes" podem apenas passear pelo piso inferior do pavilhão de exposições e não têm acesso às paletras, oficinas, shows, projetos, etc.

"Campuseiros" podem participar de tudo a hora que quiserem, bastando para tal apenas a inscrição na atividade que mais lhe apeteça.

Para participar como "Campuseiro" você tem de pagar uma taxa. Ano passado custava R$100,00. Esse valor é destinado a pagar parte dos custos que o evento tem, como o cache dos palestrantes, o aluguel do espaço, etc. A outra parte que financia são os patrocinadores como a Telefonica (empresa concessionária de telefonia daqui de São Paulo) e o MinC(Ministério da Cultura).

Este ano, se não me engano, vão liberar dos visitantes à área VIP durante alguns dias. Vide site com maiores informações. http://www.campus-party.com.br/  Mas visitantes não podem levar seus computadores.

Ah! Sobre o batismo digital você quer saber não é? Bom, "Batismo Digital" é um novo espaço da Campus Party. Eu não sei como vai funcionar muito bem, pois para mim também será novidade, mas pelo que eu li por ai e pelo que amigos me disseram, será um espaço com muitos computadores dedicados a usuários iniciantes no mundo digital.

Nesse espaço, acompanhado de alguns instrutores, pessoas com pouco ou nenhum contato digital, vão poder desfrutar de algumas horas livres na frente do computador para fazerem o que quiserem. É claro que os instrutores poderão dar sugestões de uso e auxilio. Mas pelo que entendi os usuários são livres para seguir por onde quiserem.

Se você quiser participar da campus é só se inscrever pelo site. E fica tranquilo que no batismo eles não vão mergulhar você num rio e não vão fazer o sinal da cruz em sua testa.

Abraço,

Felipe Cabral