Re: MTA recomendado

Vendo as resposta deste post me pego ate emocionado pela ajuda dos colegas aos outros que ainda nao viveram determinadas situacoes pois sao atitudes como essas que fazem do mundo um lugar melhor para viver. Viva a lista e feliz 2009 a todos.

--- Em qui, 1/1/09, Felipe Augusto van de Wiel (faw) <faw@funlabs.org> escreveu:
De: Felipe Augusto van de Wiel (faw) <faw@funlabs.org>
Assunto: Re: MTA recomendado
Para: "d-u-p" <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Data: Quinta-feira, 1 de Janeiro de 2009, 17:59
PS. A Linux Magazine de dezembro/2008 tras alguma coisa sobre o Nagios custa apenas R$ 14,00. Boa sorte.

[ Arrumando o top-post ]

On 01-01-2009 16:45, Flamarion Jorge wrote:

> Isso depende do tanto que vai ser exigido do seu MTA, na verdade nem
> depende muito disso, mas conta também.
>
> Sugestões
>
> Pessoalmente adoro o QMAIL, é non-free mas é estavel e seguro, em
> contrapartida é meio chato de instalar, mas depois pode esquecer.

	Já faz alguns meses que o qmail deixou de ser "non-free".
O djb colocou ele sob "Domínio Público":

		http://cr.yp.to/qmail/dist.html

	Sobre o pedido de sugestão do Pedro Celio, ele não precisa
de um MTA completo, pela descrição dele, ele quer reencaminhar
mensagens, então ele poderia usar algo bem mais simples como o
nullmailer ou ssmtp.

Setting up mail forwarding
  http://www.debian-administration.org/articles/63

Routing mail messages to your mailserver efficiently
  http://www.debian-administration.org/articles/397

Mail forwarding options summary
  http://www.debian-administration.org/users/tong/weblog/3

	Quando você instala o postfix (ou o exim) é possível
escolher a opção de "satélite", assim o seu MTA só reenvia
mensagens para um outro servidor. De um jeito ou de outro,
eu optaria por algo empacotado, que fosse seguro e rápido,
tanto para instalar quando para configurar. :-)

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)