----- Mensagem original ----
De: Miguel Da Silva - Centro de Matemática <mdasilva@cmat.edu.uy>
Para: antonio lemos <lemos1107@yahoo.com.br>
Cc: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Enviadas: Sábado, 1 de Março de 2008 13:54:46
Assunto: Re: servidor de impressao

antonio lemos escreveu:
> Preciso com urgencia, uso debian stable no servidor, estou colocando 25
> impressoras brother na rede e o chefe quer saber
> usuario, documento, data, impressora, estacao, quantidade paginas
> impressas, etc etc.
> toda ajuda sera bem vinda
> abracos
>
> antonio lemos

> Abra sua conta no Yahoo! Mail
> <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.mail.yahoo.com/>,
> o único sem limite de espaço para armazenamento!

Não se esqueça de dizer para seu chefe que vai ser complicado ter esta
informação tão bem datalhada.

Se o seu servidor é CUPS e uma estação Windows manda imprimir, o
servidor simplesmente participa como um organizador da fila de
impressões. Isso quer dizer que ele não tem a menor idéia do que está
sendo impresso. Ou seja, no log você verá algo do tipo "às tantas horas,
fulano mandou imprimir um trabalho na impressora X".

Este trabalho pode ter 1 ou 100 páginas e o CUPS não sabe disso, aliás,
não tem como ele saber disso. O trabalho sai do PC Windows no formato
que deveria ser entregue diretamente à impressora.

Se o trabalho vier de um PC Linux, então você poderá ter detalhadamente
estas informações. Neste caso, quem processa o trabalho é o próprio CUPS.

Existe um script em Perl pela internet chamado PrintAnalyser. E ele até
que cria relatórios interessantes.

E outra coisa, explica também para seu chefe que imprimir não é tão
fácil quando as pessoas pensam que é.

Boa sorte.
--
Miguel Da Silva