Re: Arquivo de inicialização

> Olá pessoal, sou novo na lista e com linux

Olá Haroldo. Seja bem vindo à lista.

> no meu PC sempre inicializo tenho que executar o comando loadkeys us pra
> configurar o teclado
> qual arquivo posso colocar esse comando pra que seja executado sempre q o
> sistema seja inicializado?

Se estiver utilizando Debian (suponho que sim, visto que esta é uma
lista de Debian...) é possível configurar o layout do teclado com o
dpkg-reconfigure. Se a intenção for configurar o teclado apenas no
console texto (ALT-F1 até F6), utilize "dpkg-reconfigure console-data"
e responda adequadamente as perguntas do Debconf. Já no caso do layout
de teclado no ambiente gráfico (e isso inclui o terminal texto dentro
do ambiente gráfico), deve-se configurar o servidor X11/Xorg, e o
comando é "dpkg-reconfigure xserver-xorg". Novamente, siga calmamente
as instruções e em seguida reinicie o ambiente gráfico
(CTRL-ALT-BACKSPACE) para que as alterações entrem em vigor.

O que também pode "influenciar" é a configuração do layout de teclado
do Ambiente gráfico (GNOME ou KDE, geralmente...). Caso mesmo após
verificar a configuração do X11/Xorg o problema persista, tente
verificar a configuração de teclado no "Painel de Controle" do
ambiente gráfico.

Boa sorte.

--
Marcos S. Trazzini => mstrazzini@gmail.com