Re: Agilizando Boot no debian?

Em Monday 04 February 2008, davividal@siscompar.com.br escreveu:

> 	Da uma procurada por 'kexec'.

	Apenas complementando:

"Ao se inicializar o computador, sinais mínimos de hardware passam o comando
do computador ao seu software embarcado BIOS, que transfere o comando ao
gerenciador de boot (bootloader: grub, lilo, silo, etc) - carregado no
disco-rígido ou em alguma mídia qualquer - que, por sua vez, transfere o
controle dos dispositivos do computador ao sistema operacional.

Todo esse processo de inicialização demanda tempo, pois há o reconhecimento de
dispositivos, carregamento do gerenciador de boot, carregamento da imagem do
kernel e módulos, sua execução mais a acomodação de um ambiente operacional
funcional ao usuário.

Existem duas funcionalidades no Linux que permitem diminuir o tempo de
inicialização (e reinicialização) do sistema operacional: kexec e software
suspend 2.

O kexec foi projetado para permitir ao usuário carregar uma nova imagem do
kernel sem a necessidade de passar por uma reinicialização completa do
hardware. O software suspend 2 exerce a função de hibernar o sistema
operacional (funcionalidade conhecida pelo Windows). O funcionamento dessas
funcionalidades é independente.

O Linux 2.6.21 possui o kexec como uma implementação oficial já incluída em
seus códigos-fonte. Quanto ao segundo, por ainda estar em fase de
desenvolvimento e conter possíveis bugs, sua funcionalidade precisa ser
adicionada ao kernel através de um patch, aplicado em seus códigos-fonte."

	Abraco,

	Dai Vidal