Re: senhas

On Jan 20, 2008 9:06 AM, Marcos Antonio Rufino do Egito
<maregito@gmail.com> wrote:
>  Ai eu prgunto tem alguma outra forma de recupera a senha?
>
>  desculpem se este tipo de coisa não se pode perguntar aqui!

Marcos, essa e' uma duvida recorrente e certamente nao ha' com o que
vc se preocupar em perguntar aqui.

A forma mais simples de se recuperar a senha de root e' rebootando o
sistema em modo "single". Mas para isso, e' necessario que o seu
gerenciador de boot (GRUB ou mesmo Lilo) estejam com senha
desabilitada ou pelo menos vc saiba essa senha caso ela esteja
habilitada. Alem disso, seu sistema precisa estar configurado para nao
pedir a senha de root para entrar em modo single (tal configuracao
fica no /etc/inittab). O que vc precisa fazer e'  (vou exemplificar o
caso do GRUB):

- No momento em que vc estiver no GRUB, vc deve editar a linha de
inicializacao do kernel, pressionando a tecla "e" e adicionando na
linha relativa ao kernel, a palavra "single" ao final.

- Feito isso, aperte "b" para dar boot usando esse kernel. Caso o modo
singles esteja configurado para nao pedir senha, vc automaticamente
caira' num shell como root e dai' podera' alterar a senha com o
comando "passwd".

t+,
Silvio Leonardo
"Go, Jazz, go!!!"