Re: squid autenticando no em 2 AD's

Olá Leandro!

talvez haja outras formas de se fazer isso, mas uma é a seguinte..

O Squid chama um autenticador externo através do parametro 'auth_param'.
Por exemplo:

auth_param basic program /usr/lib/squid/smb_auth -W domain_name -U <ip.do.seu.ad>

A opção '-U' é opcional e força o smb_auth a usar a maquina ip.do.seu.ad como AD. (Além do smb_auth há outros autenticadores possíveis para acessar um AD como o msnt_auth, ou mesmo é possível escrever um próprio)

Vamos supor que os usuários alice, ana e adalberto estejam na rede Administrativa (AD 192.168.0.5) e os usuarios felipe, flávia e fernando
na rede Financeira (AD 10.0.0.5).
Seu autenticador precisa fazer a triagem dos usuário, ou seja, ter uma forma de saber que quando o usuário felipe (rede finan.) quer se autenticar deve usar o AD 10.0.0.5 e quando ana quer se autenticar, deve usar o AD 192.168.0.5. Pode-se reprogramar o smb_auth para que no início do programa ele cheque o nome ana,felipe,etc contra duas tabelas (adm e finan), se constar na tabela adm, altera a conf setada por '-U' para 192.168.0.5 e se constar na tabela finan, a altera para 192.168.0.5.

As tabelas adm e finan podem ser criadas em arquivo ascii para facilitar o gerenciamento. Já, para alterar o smb_auth (ou outro autenticador que usar) obviamente deverá colocar as mãos na linguagem em que ele é feito. No caso do smb_auth, ele é feito em C e Bash e alterar o shell smb_auth.sh é suficiente para fazer essa triagem.

Espero ter sido claro.

Tom Lobato
www.tinecon.com.br

Leandro Moreira escreveu:
Caros,
A alguns dias atras postei na lista uma dúvida sobre squid autenticando no
AD apartir do momento que o usuário autenticar na estação, gostaria de
agracecera todos pela ajuda, pois fiz e deu tudo certo.
Agora me surgiu uma outra demanda, esse squid precisa autetincar em 2 AD's
difereentes. Segue abaixo a topologia

Internet

Conforme a topologia acima, tenho 1 AD pra rede administrativa  e 1 AD na
rede financeira, preciso que o proxy autentique nos 2 AD's. Existe alguma
forma  de fazer isso. A solução que eu pensei caso isso nao seja possivel
é um proxy escravo em cada rede, enviando as requisições para o proxy
principal. Será que alguem pode me ajudar.

Att.

--
*/Antonio Lobato/*
/lobato@tinecon.com.br/