Re: servidor NIS com DHCP +NFS

  Rapaiz, quando participei da organização do departamento de computação por aqui, preferi optar
por uma solução mais interessante e foi essa:

email - OpenLDAP   - DHCP3
           /          \
     Samba       NFS     (Dados dos Clientes trafegando)
  (Windows)    (Linux)

 deixamos tudo centralizado no OpenLDAP com replicação em um slave, os computadores com Windows utilizavam
o samba para autenticar no LDAP e para montar o compartilhamento e os Linux utilizavam o NFS (ou o AFS) para
montar o compartilhamento apenas, pois a autenticação era feita via PAM direto no LDAP.

O servidor de email utilizado foi o Qmail e o DHCP3 foi o padrão do Debian apenas com o patch para LDAP.

Vantagens:
 * Raiz de autenticação centralizada
 * Facilidade de manutenção
 * Velocidade e segurança (o NIS tem alguns problemas)
 * Integração de todos os serviços, apenas 1 usuário e senha para todos os serviços da rede (SSH remoto, Webmail, Moodle) e por ai vai.

Desvantages:
 * Necessita de mais tempo e conhecimento
 * O OpenLDAP pode ser difícil num primeiro momento, até na criação do seu DIT.
 * Fica tudo dependendo do LDAP, se ele cair e não tiver espelho, você vai ficar parado (nunca parou por aqui)

Abraços,
Brivaldo Jr (condector)