[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Controle de trafego de rede!



Em 12/12/2008 10:56, Harlei Liguori Marcelino escreveu:
Amigos,

preciso de uma sugestão de vocês, vejam meu 'problema':

Tenho um debian fazendo papel de gateway da rede, em uma das placas está conectado o router (8Mbps) e na outra a rede interna, é claro. Tenho outros links fazendo saída para internet, o que não vem ao caso neste problema. O tal link de 8Mbps faz a conexão com as 150 'filiais', que chamamos unidades. Estas unidades fazem uso de softwares específicos que rodam em nossos servidores aqui na sede e inclusive acessam internet por proxies autenticados que também se encontram aqui. Oque eu preciso exatamente é encontrar um software que me dê a utilização da banda por cada uma dessas unidades diariamente. Obviamente se existir um software que me gere este relatório web seria melhor já que é para apresentar a chefia, mas, caso seja só em texto mesmo eu me viro com ele :)

aguardo sugestões e agradeço desde já

att

Harlei
Se o seu roteador suportar ( provavelmente sim) snmp, você pode usar uma das várias soluções disponíveis para plotar gráficos baseado nos dados transmitidos via snmp, eu uso o cacti e recomendo, é bem simples de se configurar e instalar, mas existem muitos outros e só procurar.

Basicamente você só vai precisar habilitar o snmp nos roteadores e configurar o cacti (ou outro de sua preferencia), algo relativamente simples.

A[]'s


Reply to: