[OT] Ruido na rede?

Prezados correligionários, estive observando uns gráficos no Cacti hoje pela manhã e teve 2 que me chamaram a atenção; na verdade, acho que deve ser uma curiosidade técnica apenas, mas por vía das dúvidas, consulto quem tem mais experiência no assunto.

Mas, ao invés de ficar explicando o que está acontecendo, prefiro deixar um link para que os interessados possam ver. É só uma imagem e não tem como errar: http://www.cmat.edu.uy/~mdasilva

E qual seria o "problema"? Em cada uma das duas bocas do switch em questão há 1 PC conectado (Linux ou Windows) e neste momento (ou pelo menos durante o período mostrado) elas estavam apagadas. Observem que o tráfego mostrado é muito pequeno, entretanto, fiquei curioso (e de certa maneira, alerta, mas duvido que seja software malicioso).

Então, alguma sugestão? Meu palpite é que isso se deve ao tráfego gerado pela placa-de-rede para ver que está conectada, que na outra ponta do cabo tem um dispostivo, etc, etc.

Até.
--
Miguel Da Silva
Administrador Junior de Sistemas Unix