[OFF-TOPIC] Politica de utilização de recursos TI

Bom dia !

Acho que esse assunto já deve ter sido discutido entre os frequentadores dessa lista, mesmo sendo off topic, acho que a discussão é importante.

Recebi a tarefa de criar regras de utilização de recursos de TI aqui na empresa, já tenho em mente algumas como:

Para mim existem dois tipos de regras:

Segurança: Riscos que acessos indevidos e ataques podem gerar à empresa.
Comportamento: Tempo perdido pelos usuarios navegando ou enviando e-mail que não são relacionados ao trabalho, porém não tem nenhum risco à segurança. Por exemplo: marcar um churrasco utilizando e-mail interno da empresa, acessar o site terra.com.br fora do horario permitido.

Gostaria de saber, acho que até ajudaria outros participantes, como a questão é tratada nas empresas. Ou as experiencias dos participantes dessa lista em relação ao assunto.

Obrigado,
Daniel Alves