Re: Backup Samba Contas

Primeiramente, não é fácil fazer o backup das contas do samba,
especialmente em se tratando dum PDC.
No meu /etc/samba/smb.conf, o modo de autenticação é esse :
   passdb backend = smbpasswd
   smb passwd file = /etc/samba/smbpasswd

Assim meu arquivo com as contas dos usuários está no arquivo
/etc/samba/smbpasswd.
Mas este arquivo não basta, veja parte do conteúdo dele :
alexandre:1001:02D093CE93078E8FAAD3B435B51404EE:CAF13C4F321B608B27FD75D2549BA53C:[U
         ]:LCT-48B55435:
aline:1002:02D093CE93078E8FAAD3B435B51404EE:CAF13C4F321B608B27FD75D2549BA53C:[U
         ]:LCT-48B55437:
(...)
O primeiro parametro é o login, cuja referencia deve ter sido
cadastrado também no Linux, o segundo parametro é o UID que também
deve ser o mesmo do Linux, assim para o /etc/samba/passwd funcionar
voce terá de levar também os arquivos :
passwd
passwd-
shadow
shadow-
group
group-
gshadow
gshadow-

porque os arquivos acima se entrelaçam/relacionam as contas linux e
suas contas samba. É complexo por um PDC requer que até mesmo as
maquinas sejam cadastradas num grupo que se interliga com o winbind.

Se voce simplesmente copiar esses arquivos por cima duma nova
instalação, vai zoar tudo, porque no velho servidor há outras contas
que foram criadas para serem usadas por outros serviços como usuario
ntp, dhcp, uucp, lp,etc... daí voce precisa ser seletivo e apenas
selecionar usuarios com UID >=1000. A menos que voce tenha certeza de
que o novo servidor será igual ao servidor antigo (mesmos serviços,
mesmo debian, etc...)

É um trabalho árduo que não desejo para meu pior inimigo, além disso o
winbind que é o banco de dados do seu PDC também terá ser copiado, se
não me engano /var/lib/samba e /var/cache/samba.

Eu já fiz isso e deu certo na migração do Debian para Ubuntu Server
que são completamente diferentes. Fiquei umas 8 horas trabalhando num
script que ao inves de copiar esses arquivos por cima, simplesmente
pegava o smbpasswd/passwd/group antigos e recriava o usuario no
sistema com o mesmo ID/GRUPO no novo servidor, nesse script só as
senhas ficavam perdidas e que depois precisaram ser cadastradas.

Ou seja, a solução não é fácil, mas se for servidor identicos poderá
apenas copiar arquivos/pastas citados, senão for, então vai ter que
fazer como eu, criar um script que estude o /etc/samba/smbpasswd e
recrie no novo servidor as mesmas condições.

O time do samba poderia pensar num banco de dados mais centralizado e
independente do linux.

[]'s