[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Fwd: [forum-de-midia-livre] ECO/UFRJ sedia em dezembro o Fórum Livre de Direito Autoral





---------- Forwarded message ----------
From: Gustavo <gustavo@consciencia.net>
Date: 2008/11/22
Subject: [forum-de-midia-livre] ECO/UFRJ sedia em dezembro o Fórum Livre de Direito Autoral
To: Gustavo Barreto <gustavo.rtv@gmail.com>


ECO/UFRJ sedia em dezembro o Fórum Livre de Direito Autoral

A Escola de Comunicação da UFRJ promoverá, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, o "Fórum Livre de Direito Autoral - O Domínio do Comum", em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e Rede Universidade Nômade.

O Fórum se propõe a ampliar as discussões sobre os impasses da atual legislação de propriedade intelectual, buscando compatibilizar a proteção legal dos direitos com o acesso a cultura, num cenário de mudanças sociais e tecnológicas que subverte as relações tradicionais com o direito autoral. Inscrições estão abertas pelo site do evento: http://forumdireitoautoral.pontaodaeco.org/

Participam do Fórum alguns dos maiores especialistas nas mutações do capitalismo contemporâneo, como o italiano Antonio Negri e o norte-americano Michael Hardt, autores de "Império" e "Multidão". O tema dos "commons" e as mutações na propriedade intelectual no Capitalismo Cognitivo atravessam os debates.

A Cultura do compartilhamento e da cópia, o uso educacional e não-comercial de filmes, livros e música, o direito de acesso aos bens culturais, a criminalização dos consumidores, as novas formas de negócios "abertos", o domínio público, as novas formas de licenciamento e de remuneração do autor e os impasses e desafios para criadores, produtores e consumidores de cultura e seus agentes serão debatidos por teóricos, professores universitários, advogados, líderes de movimentos sociais e empresários, estudantes de Comunicação, Direito, Economia, criadores, etc.

Em virtude das mudanças sociais, do avanço tecnológico e do conseqüente surgimento de novos arranjos de produção e distribuição de cultura, a questão do direito autoral mobiliza não apenas os profissionais do Direito, mas múltiplos segmentos da sociedade. O próprio Ministério da Cultura vem promovendo, ao longo do segundo semestre de 2008, dentro do Fórum Nacional de Direito Autoral, seminários de discussão do tema. O Fórum Livre terá a participação do Ministro da Justiça, Tarso Genro; do Secretário de Políticas Públicas do Minc, Célio Turino; e do Coordenador Geral do Direito Autoral do Minc, Marcos Alves de Souza.

O Fórum propõe ampliar os questionamentos políticos, sociais e éticos, oferecendo mecanismos de produção e possibilidades de políticas públicas e de arranjo legal que democratizem o acesso à cultura, sem prejuízo aos produtores e empresários desses setores. Pretende-se também mobilizar estudantes, professores, advogados, profissionais da Comunicação, ativistas e produtores culturais em torno das mudanças urgentes e inadiáveis na relação entre os poderes público e privado e o setor dos direitos autorais.

O Fórum Livre dos Direitos Autorais tem o formato de Seminário, com a realização de oito mesas, abertas ao público, com transmissão on-line.

Ao final do Fórum, as propostas discutidas ao longo de três dias serão encaminhadas para o Ministério da Cultura em carta aberta da sociedade civil propondo mudanças na lei.

Inscreva-se clicando aqui (os participantes terão certificado) e confira a programação completa clicando aqui.

Fórum Livre do Direito Autoral – O Domínio do Comum

Dias 15, 16 e 17 de dezembro de 2008 – Rio de Janeiro
Local: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Auditório Pedro Calmon) – campus Praia Vermelha
Av. Pasteur, 250. Praia Vermelha. Tel. 21 3873-5067
Site: http://forumdireitoautoral.pontaodaeco.org/

Realização: Ministério da Cultura (MinC)
Organização: Escola de Comunicação da UFRJ e Rede Universidade Nômade
Apoio: Pontão de Cultura Digital da ECO/Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

Mais informações:

Pontão de Cultura Digital da ECO UFRJ: pontao.eco@gmail.com

Assessoria de Imprensa da ECO/UFRJ: Elizabete Cerqueira: ecoufrj@uol.com.br

Clique na imagem para ampliar:


--~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~
:: Lembrem-se que, para evitar uma grande quantidade de emails, basta escolher a melhor opção:

1. Ler as postagens do grupo na web; 2. Receber resumos (1 e-mail por dia); 3. Receber e-mail com compilação de postagens (Até 25 mensagens); 4. Receber todos os emails assim que eles chegarem (Nesta opção, você pode criar uma regra no seu navegador de emails para que as mensagens entrem diretamente em uma pasta).

Se você deseja apenas receber informações dos coordenadores, se inscreva aqui: http://groups.google.com.br/group/forum-de-midia-livre-inscritos

_____________________________________
:: Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Fórum de
Mídia Livre" em Grupos do Google.
:: Para postar, envie um e-mail para
forum-de-midia-livre@googlegroups.com
:: Para cancelar a sua inscrição, envie um e-mail para
forum-de-midia-livre-unsubscribe@googlegroups.com
:: Para ver mais opções, visite http://groups.google.com.br/group/forum-de-midia-livre?hl=pt-BR
-~----------~----~----~----~------~----~------~--~---




--
Don't learn to Hack, HACK to learn

"O futuro de qualquer ativista político está na Grande Rede". (Stanton McCandish)

"O copyright não é uma lei natural, mas sim um monopólio artificial imposto pelo Estado que limita o direito natural dos usuários a copiar." (Richard Stallman)

"Segundo afirmam os próprios cyberpunks, eles procuram o prazer, o conhecimento e a comunicação através do uso intensivo das tecnologias do ciberespaço e de uma crítica feroz ao desenvolvimento tecnológico. O discurso parece ser: queremos o ciberespaço mas não o "windows", queremos Internet, mas não vigilância eletrônica e spams, queremos informação livre, mas não sites inseguros que possam ferir a nossa privacidade, etc..." (André Lemos)

"Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar. É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence." (Bertold Brecht)



Reply to: