Re: Criando usuario restrito

Sim, usando chroot no script .bash_profile, mas aí voce terá o
trabalho de criar /bin, /usr/bin, etc... no diretorio dele, tem que
ser uma coisa bem feita que imite o / do seu sistema.
Se ele não vai ter acesso a nada então para que a conta ?
Se ele vai apenas executar alguns servicos então ajuste .bash_profile
para carregar um script com menu principal com as opcoes disponiveis e
quando ele sair do menu faça logout. Poderá até usar o sudo :
http://hamacker.wordpress.com/2008/10/21/o-incompreendido-sudo/
de forma segura.