Re: Suporte e manutenção

Olá,

--- Em seg, 20/10/08, Nei Vicente Ferreira Moreira <neivfmoreira@yahoo.com.br> escreveu:
De: Nei Vicente Ferreira Moreira <neivfmoreira@yahoo.com.br>
Assunto: Suporte e manutenção
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Data: Segunda-feira, 20 de Outubro de 2008, 20:12

>Pessoal,
>
>    Venho expor uma dúvida e solicitá-los suporte de conteúdo para >resposta.
>
>Hoje, um profissional na área de TI, soube que usava Linux e estava
>implementando servidor de arquivos baseado no Debian. Ele me questionou
>se eu tinha certeza da inexistência de código malicioso no Linux.

Na minha opinião, primeiro ele deveria definir o que significa "código malicioso".

>     O tema da discussão estava voltado ao suporte e manutenção de
>sistemas operacionais e comparou-se Linux e o Windows. Ele citou um
>contrato da Microsoft com o governo americano, onde aquela empresa
>ofereceu ao governo a abertura do código, não para ser alterado, mas
>para ser auditado. Onde se voltou e questionou sobre a idoneidade do
>código Linux.

Ele deve ser uma pessoa importante pra ter acesso ao conteúdo do contrato. A empresa em que ele trabalha tem os mesmos benefícios que o US Government? Ele teve acesso ao código fonte? Ele sabe o que é código fonte? Ele pode garantir que os sistemas que a Microsoft ofereceu para o US Government "auditar" foram os mesmos que o resto do planeta utiliza? Ele teve acesso ao resultado da "auditoria"?

Enquanto que na comunidade open source, um desenvolvedor abre o código para o planeta inteiro (inclusive os da Microsoft) ver, modificar e auditar, a Microsoft deixa apenas uma entidade "auditar" seu código fonte.

A menos que haja um grande complô, envolvendo todos os desenvolvedores do mundo para dominar o mundo, escondendo "códigos maliciosos" em nossos computadores, para que um dia todos os seres sub-humanos, essa gentinha que não sabe pra que serve um "if", sejam todos escravizados e colocados na matrix.... Ops, deixa eu tomar meu gardenal....

Brincadeiras à parte, eu prefiro a auditoria da comunidade, do que a "auditoria" do US Government. Mas cada um tem seu gosto e suas crenças, né?

Só um comentário pra ele: outro dia eu estava almoçando com o gerente técnico da empresa onde trabalho, e ele estava comentando que recebeu um currículo de uma pessoa que tinha quase todas as certificações possíveis e imagináveis da Microsoft. O currículo foi descartado. A justificativa foi que o candidato era muito bom, extremamente qualificado para... trabalhar na Microsoft! Para trabalhar na maior parte das empresas, o profissional deve ser aberto para todas as possibilidades. Nunca se sabe se, um dia, encontrará pela reta um mainframe rodando Unix e um porrilhão de aplicativos em Cobol...

>     Senhores, o que posso dizer?
>
>Nei Moreira

Hehehe... O que nós podemos dizer =D

Abraço.

"A História é escrita com o sangue dos Heróis.
Não é o medíocre quem a escreve.
Este, sequer lê-la consegue".
Jorge Angel Livraga

Paulo de Souza Lima