Problemas com placa de som Realtek ALC662 rev1

Não venho tendo grandes problemas com o som no Debian Lenny, apenas alguns pequenos aborrecimentos.

Em primeiro lugar, não consigo gravar áudio, nem por programas como Recordmydesktop e nem pelo gravador de som do Gnome. Já habilitei todos os controles no Mixer, botei tudo no máximo e nada.

Em segundo lugar, meu mute não funciona. Se eu clico com o botão direito no controle de volume do gnome e marco "sem áudio" o som continua rolando.

Já tentei compilar a versão mais recente dos alsa-drivers e afins: não adiantou. Compilei o kernel 2.6.27 para testar: nada. Puppy Linux e Sidux também não resolveram.

Não chega a ser um grande transtorno para mim, mas gostaria de saber se alguém tem o mesmo problema e se tem alguma informação sobre o suporte a essa placa:
Realtek ALC662 rev1

No lspci aparece assim:
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 01)