Controle de acesso à rede wireless

Olá a todos.

Estou precisando "simplificar" o uso da rede wireless aqui na empresa
onde trabalho. A idéia que foi levantada é deixar a rede aberta mas
liberar apenas a navegação web e mediante um usuário e senha que
seriam pedidos na primeira tentativa de navegação. Caso esse usuário
erre três vezes o seu MAC é bloqueado por 24 horas.

O problema é que eu estou meio perdido, achei algo sobre FreeRADIUS
mas acho que ele por si só não resolve o meu problema. Alguém teria
alguma sugestão de ponto de partida?

Obrigado.
ES