HTB

Boa noite pessoal. Estou tentando controlar o tráfego de 3 redes
diferentes aqui (192.168.0.0 .1 e .2). Possuo P2P, VOIP, Squid, etc...
Possuo 2 links ADSL (ppp0 e ppp1). Ambos com 1Mb/512Kb. E 3 interfaces
para rede local (eth1, eth2 e eth3). Após ler vários artigos sobre HTB
e controle de banda, entendi que o controle feito nas minhas ADSLs vão
ser aplicados somente ao upload (512Kb de cada link). Ou seja, não
consigo controlar meu download pela ppp0 ou ppp1. Sendo assim, devo
fazer o controle de download pelas interfaces eth+ da minha rede
local.
Mas o problema é: se eu limitar o download das estações da eth0
(192.168.0.10, 192.168.0.11) pra 500kbit por exemplo, aí tudo vai vai
trafegar por essa velocidade (inclusive o samba). Então não posso
fazer isso. Minha dúvida é: não existe alguma forma mais simples de
controlar tudo pela ppp0 ou ppp1, sem precisar mexer nas interfaces
internas? Ou seja, no HTB fazer o download de determinada estação ser
X e upload ser Y diretamente nas interfaces de saída?