[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Ajuda [modem GPRS/EDGE/3G]



Debiminho escreveu:
On Mon, Sep 29, 2008 at 5:18 PM, Bruno Braga Gonçalves
<brunobragon@yahoo.com.br> wrote:
Boa Tarde, gostaria de pedir ajuda para instalar o "g24 edge usb modem
(Motorola e a operadora é a Claro)" no meu computador. Depois de muitas
tentativas não consegui.. A única coisa que preciso pra largar o Windows de
vez é a conexão com a internet. Se puder ajudar, abraço.
Não li o artigo por completo mas acredito que te dê umas luzes, quando
encontrares dificuldades mais especificas pergunta de novo.
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Conexao-modem-Motorola-USB-G24-no-Ubuntu/

Olá,

Basicamente, os modems GSM, ou até celulares, com suporte a GPRS, EDGE e/ou 3G, para funcionar no Linux, basta colocá-lo em modo de modem se vier por padrão com outro modo:

echo 3 > /sys/<product>/device/bConfigurationValue

Onde <product> é uma entrada criada ao espetar o dispositivo na USB. Estea linha de comando pode ser automatizada inserindo uma regra no udev, isto é, criando um arquivo no diretório /etc/udev/rules.d, de nome por exemplo, 25-modem_usb.rules, com o conteúdo:

ACTION!="add", GOTO="Fim_Modem_USB"
BUS=="usb", SYSFS{idProduct}=="<idProduct>", SYSFS{idVendor}=="<idVendor>", NAME="modem" PROGRAM="/bin/bash -c 'echo 3 > /sys/%p/device/bConfigurationValue'"
LABEL="Fim_Modem_USB"

Onde <idProduct> e <idVendor> podem ser obtidos com o comando lsusb. Ainda pode ser que isso não funcione para alguns dispositivos e então tem que partir para a solução do programa usb_modeswitch.

Após isso, este é reconhecido geralmente como /dev/ttyACM0 e/ou /dev/ttyACM1, mas o comando dmesg pode ajudar a ter certeza. Aí basta usar o discado do Gnome ou do Kde, ou o wvdial, ou configurar o PPP para iniciar assim que estar o modem, dentre outras alternativas.

Alguns apresentam algum problema para iniciar a conexão, o que pode ser problema de antena desligada ou conflito de IP remoto. A antena se liga com o comando de inicialização `AT+CFUN=1´ e o problema de IP remoto se resolve inserindo a linha `:192.168.0.25´ no arquivo /etc/ppp/options.

O número para discar é *99***1#. Para se usar TIM, usuário `tim´, senha `tim´, e comando de inicialização `AT+CGDCONT=1,"IP","tim.br"´. Já para se usar Claro, usuário `claro´, senha `claro´, e comando de inicialização `AT+CGDCONT=1,"IP","bandalarga.claro.com.br"´.

      Boa sorte!

[]'s
            Junior Polegato


Reply to: