debian 64 postfix (sujestão para servidor)

Olá,

Então eu gostaria de saber se o debian 64 bits tem algum ganho em relação ao uso de serviços como o postfix se comparado com a versão 32 bits, para um servidor novo compensa instalar o etch mesmo ou da para arriscar usar o lenny de cara? existe alguma mudança significativa entre as versões? com processadores com mais de um núcleo, os mesmo são utilizados automaticamente pelo sistema ou é preciso fazer alguma configuração?

Estou um pouco por fora do assunto de hardware atualmente, portanto gostaria de sujestões de uma máquina para um pequeno servidor, não tendo um alto custo e também que não de dores de cabeça futuras (basicamente terá os serviços: postfix, bind, spamassassin, saslauthd, apache. com aproximadamente 50 domínios virtuais).

Acredito que um core 2 duo com 3 GHz com no máximo uns 4 GB DDR 2 resolva, mas a dúvida ficaria mesmo em relação ao modelo da placa mãe, provavelmente existam várias pessoas que passaram por experiências como essa e tenham alguma informação para compartilhar.

Abraços.