Re: Fwd: EeePC serie 900 com Lenny

Em Dom 31 Ago 2008, Flavio Alberto Lopes Soares escreveu:
> tenho uma dúvida quanto ao uso destes dispositivos com armazenamento em
> flash :
> Não pode ser perigoso para a vida útil da flash colocar alguns
> diretórios como o /tmp ou alguns arquivos existente no /var ou ainda o
> /etc/mtab (alguns que pensei agora, podem existir outros como os usados
> por aplicações) já que são arquivos escritos/reescritos/apagados
> constantemente ?

Sim e não :D
Existem truques para contornar isso e ter um vida útil similar a de um HD ou
pelo menos toleravel. Algumas otimizações tem que ser feitas para estender a
vida útil do flash mas nada de mais. Tem algumas dicas boas sobre isso em
http://wiki.debian.org/DebianEeePC e em alguns outros sites, mas ainda não
estou preocupado com isso, meu problema agora é resolver o problema da rede
wireless que ainda esta um pouco teimosa, depois vou passar para as
otimizações, o sistema básico e o ambiente gráfico já estão instalados e
funcionando.

> Já trabalhei (e trabalho) com Linux em sistemas embarcados e uma das
> preocupações sempre foi separar arquivos que tem escrita constante em
> disco do resto do sistema, seja colocando eles em tmpfs seja otimizando
> os algoritmos de escrita para escreverem em flash o mínimo possível e
> estou vendo desde o advento desses subnotebooks que não há mais muita
> preocupação com isso.

De fato, isso devido as memórias flash de hoje terem uma vida útil
significativamente maior. E em conjunto com sistemas otimizados para "morar"
no flash a coisa fica aceitável.

> Alguém tem alguma referência sobre este assunto, se é possivel colocar
> estes arquivos na flash sem dor na consciência, sem medo de danificar
> prematuramente o flash drive ?

Referencia ainda tenho poucas, alias todas estão ligadas ao site que mandei la
no inicio da resposta, mas gostaria de discutir isso durante enquanto for
fazendo as otimizações no meu próprio sistema, afinal um sistema que perde
menos tempo escrevendo alem de estender a vida útil do flash também é um
sistema mais responsivo e otimizações para maior velocidade interessam muito!
Muito mais que aumentar a vida útil do flash :D

Abraços!

--
Cesar Gimenes http://www.crg.eti.br
Linux user #76132