----- Mensagem original ----
De: Flávio R. Lopes <flavio.linux@paradoxo.inf.br>
Para: debian-user-portuguese <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Enviadas: Sexta-feira, 29 de Agosto de 2008 13:02:48
Assunto: Dúvidas controle de banda (CBQ)

Galera, alguém já trabalhou com o CBQ?

Estou precisando controlar a banda aqui e estou tendo dificuldades em
entender o arquivo de configuração

Na documentação que achei na Net e também na propria documentação do CBQ
eles falam sobre como tem que ser o nome dos arquivos.

Aqui temos um link de 4Megas. Gostaria de, por exemplo, limitar metade
desta banda, ou seja, 2 Megas que seriam repartidos igualmente para 5
máquinas (2 megas divididos por 5 máquinas) e as máquinas restantes da
rede ficariam com os outros 2 megas.

Supondo que minha rede seja 192.168.1.0/24
e os IP's das 5 máquinas que "sofreriam" este controle sejam:
192.168.1.1
192.168.1.2
192.168.1.3
192.168.1.4
192.168.1.5

Como ficariam os arquivos "cbq" de configuração?

Até agora fiz algo assim (que não funcionou):
Aqui está o exemplo de arquivos que usei em duas estações

Nome do Arquivo --> cbq-0002.estacao1-in
DEVICE=eth1,100Mbit,10Mbit
RATE=40Kbit
WEIGHT=4Kbit
PRIO=5
RULE=192.168.1.11
BOUNDED=yes
ISOLATED=yes

Nome do Arquivo --> cbq-0002.estacao1-out:
DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
RATE=40Kbit
WEIGHT=4Kbit
PRIO=5
RULE=192.168.1.1,
BOUNDED=yes
ISOLATED=yes

Nome do Arquivo --> cbq-0003.estacao2-in
DEVICE=eth1,100Mbit,10Mbit
RATE=40Kbit
WEIGHT=4Kbit
PRIO=5
RULE=192.168.1.2
BOUNDED=yes
ISOLATED=yes

Nome do Arquivo --> cbq-0003.estacao2-out:
DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
RATE=40Kbit
WEIGHT=4Kbit
PRIO=5
RULE=192.168.1.2,
BOUNDED=yes
ISOLATED=yes

Alguem sabe me dizer onde estou errando?
Aliás nem sei se os nomes dos arquivos estão na forma correta como
indica a documentação que já li!!!

Se alguém puder, por favor me enviem alguns arquivos com exemplo de
configuração ou onde eu posso achar alguma documentação extra!!!

grato,
Flávio

--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-REQUEST@lists.debian.org <mailto:debian-user-portuguese-REQUEST@lists.debian.org> with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmaster@lists.debian.org <mailto:listmaster@lists.debian.org>

Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.new.mail.yahoo.com/addresses> com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.