Re: Tráfego NFS/UDP entre 2 servidores muito extranho.

2008/8/29 Miguel Da Silva - Centro de Matemática <mdasilva@cmat.edu.uy>
Prezada lista, estive verificando um servidor no trabalho e percebi um tráfego altíssimo de pacotes UDP entre um servidor NFS e o servidor de e-mail. Para dar um exemplo, num periodo de 1 hora foram copiados cerca de 3Gb.

Todos os usuários da rede têm o console deshabilitado em ambos servidores, e apenas eu me conecto para poder dar manutenção.

O que realmente me chama a atenção é o seguinte... vendo os logs do Postfix percebo que há um usuário recebendo backscatter. O volume é muito grande e estes e-mails backscatter param de chegar quando eu paro o daemon NFS no servidor de arquivos.

Quais são os diretórios montados por nfs no servidor de email? Quais são os diretórios da fila de email e do mailbox dos usuários no servidor de email?

SE o mailbox dos usuários estiver em um compartilhamento nfs esse volume é normal, além do nfs usar como transporte o UDP.