Problema com

Olá!

Eu estou com o seguinte problema. Tenho uma máquina com o Debian testing (lenny) e a configurei como um cliente NIS e NFS. Estou conseguindo ver os usuários e os grupos importados utilizando o comando ypcat. Porém quando eu logo com um desses usuários na interface gráfica o mesmo não consegue abrir alguns programas, tais como iceweasel, openoffice, eclipse, aplicativos do kde, como kcalc, kwrite, entre outros.

Consigo usando o mesmo usuário abrir alguns programas (além das próprias sessões do gnome, kde, fluxbox, etc) como o gnome-terminal, gedit, shells.

Quando eu uso um usuário local esse problema não ocorre, consigo usar qualquer aplicativo normalmente.

De inicio achei que fosse problema na montagem do home via NFS, mas não creio que seja isso, pois o mesmo esta sendo montado corretamente, e o usuário importado consegue escrever no seu home (que também é importado via NFS), logo não acho que seja problema no mesmo.

Tentei rodar vários programas usando o terminal para tentar encontrar alguma mensagem de erro que me desse alguma pista, mas não consegui nenhuma.

Só para dar um exemplo, eu já tentei apagar as configurações do iceweasel (apagando a pasta .mozilla) e e rodar iceweaseal no terminal, quando eu faço isso, a pasta é recriada e o comando trava, sem mostrar nenhuma mensagem de erro.

Creio que seja algum problema de permissões, pois se eu abrir um terminal logado com esse usário que está com problema e der um su para um outro usuário, e a partir desse, executar os comando que estavam dando problema, eu consigo executa-los sem problema.

Estou sem idéia do que mais tentar.

Alguém já passou por algo semelhante?

Grato,

Pedro

PS me desculpem se eu mandem a mensagem fora de algum padrão, é a primeira mensagem que eu mando para a lista, estou tentando seguir o padrão descrito no código de conduta