[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Culpa do cupsd ou do spoolsv.exe ??



Daniel Vieira Dias escreveu:
Eu tenho um windows XP compartilhando 3 impressoras laser hp em portas USB que está dando dor de cabeça (novidade! :) ). tenho que rebootá-lo pois sem mais nem menos as impressoras ficam inacessíveis a rede, porém, acessando o servidor os processos estão sem carga, tem memória disponível e as impressoras sem fila e imprimindo normalmente, porém os compartilhamentos só funcionam depois do boot do windows. Resolvi por um servidor linux+cupsd, porém o desastre foi maior ainda! :-o O Lenny reconheceu as 3 impressoras (laserjet 1300, laserjet P2015 e a Color Laserjet 2600n) e o cups disponibilizou-as automaticamente. No cups mantive as configurações padrão, testei em um notebook winXP na rede e funcionou. Então resolvi por em produção. Minha surpresa veio na primeira máquina quando o assistente para adicionar nova impressora no windows não completou a tarefa e o spoolsv.exe subiu o uso de cpu entre 88% e 99% direto. Tentei esperar por 15 minutos mas não resolveu, tentei parar e reiniciar o serviço de spooler de impressão mas o processo voltou com processamento alto. Tentei reiniciar a máquina mas o spoolsv.exe iniciou com 99% de uso da CPU. Em uma googlada rápida vi referências sobre spywares e lixo na fila local, limpei os spys e chequei a fila local, mas não resolveu, fiquei pedido. Em 4 máquinas que tentei configurar, 1 instalou as 3 HPs normalmente mas 3 máquinas deram pau no spoolsv.exe. Diante deste cenário tive que voltar o WindowsXP :,(
Consegui instalar as impressoras compartilhas em todas as 4 máquinas.
Alguém pode me dar uma luz? a culpa é do windows das estações, do cupsd (pouco provável) o a combinação de ambos.
Alguém já teve problema com o spoolsv.exe??

Olá,

O Linux+CUPs+Samba vão disponibilizar uma porta para impressão na rede. O driver de cada impressora para Linux não é o mesmo para Windows, então, ou instala a impressora na máquina Windows como se estivesse na LPT1 e depois muda a porta, ou coloca os drivers necessário num local específico para que a estação Windows puxe o driver deste local e instale automaticamente as impressoras.

Basicamente, o driver do Windows traduz o que vai ser impresso na linguagem da impressora e envia esse arquivo de impressão para o Linux+CUPs+Samba, o qual envia exatamente como recebeu para a impressora. Portanto, se a estação Windows está com problemas para gerar esse arquivo e gerenciar fila de impressão, é algo de errado com a estação Windows, configurações, driver, etc., mas aí foge da minha jurisdição.

[]'s
               Junior Polegato


Reply to: