Problemas impressoras locais LTSP5

Galera,

estou com um probleminha bam...
Implantei um cliente co ltsp5 para poder sentir as difereças entre o mesmo e o ltsp4-2.
Bom de cara, tive problemas com as impressoras locais.

Se eu for localmente e digitas echo "TESTE" > /dev/lp0 consigo imprimir normalmente.
Mas se colocar o cups para imprimir por jet direct ele nao funciona.

Li em uma documentacao, ... nao me recordo qual, que o pacote lp_server for removido da imagem do debian. Por nao ser um pacote Livre. E que o ubuntu finciona perfeitamente.

Porem li uma documentacao naweb que é possivel colocar rodando o lp_server no 5 instalando o lp_server e ajustand o arquivos de conf do ltsp.
Alguem ja pasosu por este prolema e ja conseguiu resolver o problema? Nao quero usar o ubuntu... se alguem tiver um help agradeço.

Att
Gustavo