Rede no qemu

Ola,

Depois de algumas boas "googladas" e de recebe muitas mensagens do
tipo "impossivel criar tap0" ou "sem permissao para configurar tap0"
eu consegui, em parte, configurar a rede no qemu.

Digo em parte porque tenho duas situacoes: em casa e na faculdade.

Em casa eu tenho um winxp que conecta na internet via discada ;( .
Montei uma rede ponto a ponto e conecto meu notebook no winxp e
consigo fazer de tudo. O winxp tem IP 192.168.0.1 e no notebook eu
configurei conforme o script abaixo (o meu problema esta em conectar
na faculdade):

#!/bin/sh
# script to manage tap interface allocation
# for linux kernels >= 2.6.18
# this script was made based on net info (google and qemu.org)
# if you improve it, please, could you send me a copy to mlaia(at)yahoo(dot)com
# script produzido com base em informações colhidas na internet
(google e qemu.org)
# se você melhorá-lo, por favor, me mande uma cópia em mlaia(at)yahoo(dot)com

# insert the tuntap module
sudo modprobe tun

# insert the bridge module
sudo modprobe bridge

# insert the kqemu module
sudo modprobe kqemu major=0

# setup bridge
#dhclient -r eth0
#dhcpcd -k
sudo ifconfig eth0 down
sudo brctl addbr br0
sudo ifconfig eth0 up
sudo brctl addif br0 eth0
#dhclient br0
#dhcpcd br0

## at home - host ip
sudo ifconfig br0 192.168.0.3 up

## at college - host ip (real ip)
#sudo ifconfig br0 xxx.xxx.xxx.x64 up

sudo ifconfig eth0 down
sudo ifconfig eth0 0.0.0.0 up

## at home - host gw
sudo route add default gw 192.168.0.1

## at college  - host gw (real ip)
#sudo route add default gw xxx.xxx.xxx.x10

sleep 5

# set up a tap interface for qemu
# USERID - uid qemu is being run under.
USERID=`whoami`
iface=`sudo tunctl -b -u $USERID`

# generate a random mac address for the qemu nic
# shell script borrowed from user pheldens @ qemu forum
ranmac=$(echo -n DE:AD:BE:EF ; for i in `seq 1 2` ; \
do echo -n `echo ":$RANDOM$RANDOM" | cut -n -c -3` ;done)

# specify which NIC to use - see qemu.org for others
model=ne2k_pci
# model=ne2k_isa

# start qemu with our parameters
qemu $@ -net nic,vlan=0,macaddr=$ranmac,model=$model \
        -net tap,vlan=0,ifname=$iface

# qemu has stopped - no longer using tap interface
sudo tunctl -d $iface &> /dev/null
sudo brctl delif br0 eth0 &> /dev/null
sudo brctl delbr br0 &> /dev/null

Em casa eu adiciono no winxp o ip 192.168.0.4, gw 192.168.0.1, mascara
255.255.255.0, dns 192.168.1, dns 206.13.28.12 e tudo funciona legal,
excelente (exceto as interfaces usb).

Mas, na faculdade, onde tenho um IP real, eu tenho que solicitar a
administracao mais um IP real para que o winxp no qemu consiga acessar
a rede. Como estamos em vacas magras de ip, gostaria de saber como
driblar essa situacao e conseguir uma maneira de usar IP real no host
e um IP falso (nao sei seria esse o nome mais apropriado) no guest.

Sei que existem duas maneiras para fazer isso, NAT e DHCP, mas nao sei
como implementa-las e nem qual delas usar. Como ja pesquisei muito na
net, estou vindo a lista.

Gostaria de saber uma solucao que pudesse ser implementada no meu
script, pois facilita a execucao, e que demandasse o minimo de
mudancas (instalacao de programas, configuracoes, etc.. ) no meu
notebook.

Você saberia me ajudar?

Muito obrigado

--
Marcelo Luiz de Laia
Jaboticabal - SP - Brazil

"Você vê as coisas como elas são e pergunta: por quê? Mas eu sonho com
coisas que nunca foram e pergunto: por que não? " - Bernard Shaw