oracle + php

Galera seguinte,

Tenho um php 5.2.6 funcionando com aquele instantclient da oracle (cliente simplificado só para conectar numa base), beleza.. sempre funcionou, de uns tempos pra cá, as vezes quando acesso um sistema php que utiliza conexão com o oracle ele perde a conexão com o banco no meio do sistema.. recarrego a página e funciona normal. Só que é muito chato pro cliente ficar atualizando a página sempre qdo ele perde conexão...

Não é do sistema pq ocorre com sistemas diferentes...

Alguem já passou por isso ?

Quando eu inicio o apache exporto as varáveis que precisa do oracle td certinho...