Re: login como root negado

2008/7/7 Alex <alexpoilt@yahoo.com.br>:
> Pessoal, boa tarde.

Boa tarde,

> Fui acessar um servidor debian localmente com a conta de root, só
> que não consigo logar. Consigo primeiramente logar como um user normal e após utilizar o su - consigo logar como root.

Pelo que conheço, essa é uma configuração que visa a maior segurança,
principalmente quando vários usuários possuem a senha do root, uma vez
que fica registrado qual usuário usou o su.

Ainda visando a segurança, sua atual configuração dificulta acessos
indevidos, pois obriga o conhecimento de um nome de usuário válido e
sua respectiva senha, além da senha de root para um acesso
administrativo a máquina.

> Qual opcão que desabilito para que eu possa logar como root localmente.

no arquivo /etc/securetty, as linhas descomentadas informam os
consoles onde voce pode logar como root.

--
Rafael Teixeira Duarte
http://www.rafaelduarte.org