Re: Permissões Linux X Samba

Pessoal, obrigado pelas respostas. Entendi bastante coisa com a
explicação de vocês.
Adriano, essa do stick bit é uma boa. Não sabia que esta também era a
função dele. Achava que era apenas para não permitir que o usuário que
não criou o arquivo pudesse apagar, essas coisas assim.

Mas estou tentando fazer o que o André sugeriu.
Pelo que entendi André, estava usando a opção errada:
Estava usando # useradd teste -G informatica -s /bin/false -d /dev/
null (com G maiúsculo)
Aí tentei colocando o -g (minúsculo). Acredito que o -G serve para
criar um grupo primário
com o nome do usuário, e acrescentar o usuário no outro grupo
especificado depois do -G.

Porém, a dificuldade está na hora de criar o usuário. Aqui no meu
sistema tenho 2 arquivos pra grupos (acredito serem só esses):
/etc/group e /etc/group-
Mas o problema é simples: Ao usar o comando "useradd teste -g
informatica -s /bin/false -d /dev/null" ele acrescenta o usuário no
arquivo
/etc/passwd e /etc/shadow, porém não adiciona o mesmo nos arquivos
group e group- que citei. Será que o sistema usa outro arquivo para
fazer essa referência
de grupo. Acabei de executar o comando:
useradd abc -g informatica -s /bin/false -d /dev/null
E verifiquei os dois arquivos group e group-:
informatica:x:1003:jose,maria
informatica:x:1003:jose,maria
O que será que acontece?
Esses dias apaguei grupos primários de alguns usuários (fazendo
testes).
Mas depois exclui os usuários. Será que o sistema se perde por eu ter
editado
o arquivo manualmente?

>     Por quê não adicionar o usuário diretamente já no grupo financeiro ?
> Usando sua sintaxe acima, ficaria algo como :
>
> $ useradd fulano -G financeiro -d /dev/null -s /bin/false
>
>     Sim, mas você poderia evitar esse problema criando o usuário já com
> seu grupo inicial (grupo primário) como sendo o grupo financeiro, o que
> faria com que quaisquer arquivos e diretórios criados pelo mesmo
> tivessem como grupo o grupo financeiro e não o grupo joao.
>
>     Ainda usando sua sintaxe para o useradd, ficaria algo como :
>
> $ useradd fulano -g financeiro -d /dev/null -s /bin/false

Foi mal, coloquei o parâmetro errado. Era para ser -G financeiro no
lugar de -G joao.