Re: Recomendações de livro.

De um ano para cá venho participando de cursos e tenho adquirido livros que me ajudam bastante. No ano passado (Setembro / 2007) eu participei do curso OpenLDAP - Mão na massa da Temporeal Eventos de São Paulo (www.temporealeventos.com.br), achei interessante o formato do curso, por causa do seguinte:
- Um dia intensivo de treinamento.
- Mão na massa mesmo. É desenvolvido um unico tópico por curso.
- Baixo custo (entre R$ 199,90 - R$ 300,00).
- Um aluno por máquina.
- Excelente laboratório de aulas.
- Apostila.
Estou para fazer no mês que vem um curso sobre Virtualização com XEN.
Em fevereiro parrticipei do curso da 4Linux - Segurança em Servidores Linux usando a norma BS7799 - 415
Adquiri e estou estudando o livro Certificação Linux - Uirá Ribeiro - Axcel Books, muito bom e completo. O autor mantem um site (http://www.certificacaolinux.com.br/) onde dá curso à distância e divulga o livro.
De graça (excelente material - http://focalinux.cipsga.org.br/)  download de apostilas (http://focalinux.cipsga.org.br/download.html).
Um outro livro que adquiri e achei muito interessante é o OpenLDAP Uma abordagem integrada - novatec - Clodonil Honório Trigo, embora não seja específico sobre certificação é uma fonte bem abrangente em Língua Portuguesa sobre o assunto.
Percebi, desde que comecei a usar o Linux, que não dá para ficar na superficialidade. É necessário "arregaçar as mangas e correr atrás do prejuízo". Na net há muito tutorial e sites para se aprender e discutir sobre o assunto. É muito triste saber que um flame na lista gere mais mensagens do que os assuntos pertinentes ao Linux.
Eu como tenho costume de ler muito (e estudar também) aponto as revistas como outra fonte barata de conhecimento. A Linux Magazine é agora a única revista que está em circulação (em maior volume) nas bancas, mas as outras que já passaram (Revista do Linux, PC Master) também foram no passado, excelentes fontes de informação.

O que na minha opinião está faltando no Brasil é uma iniciativa como a Linux Gazette (http://linuxgazette.net/), revista eletrônica para download (gratuita) em Inglês.

Até mais