Definir java padrão Sun ou GCJ

Bom dia Pessoal,

Como faço para definir qual java do meu debian vai ser o padrão a ser utilizado.
Por exemplo se instalo o OpenOffice.org ele instala como dependência o java livre que é diferente do java da Sun.
Já configurei o profile para o diretório de instalação do java da Sun.
Com isso tenho alguns problemas para rodar algumas aplicações que só rodam com o java da Sun.
Quando dou o comando java --version ele não aponta para a instalação do java /opt/jdk1.6.0_06.
Observação fiz a instalação do java manualmente, ou seja, baixei diretamente do site da sun.

Desde já agradeço,

--
Adauto Serpa
adautoserpa@gmail.com