posso fazer um search/replace por mascara no vim ou na linha de comando ?

Um usuário antes de ser sair da empresa, resolveu configurar apagar as
mensagens armazenada no thunderbird, depois esvaziou-na.

Fui chamado para ver se era possivel recupera-la, felizmente o usuário
em questão não usou a ferramenta de compactação que está no
thunderbird e com isso as mensagens estão visiveis através dum editor
como o 'vim', porém não são visiveis dentro do thunderbird, a razão
disso é que o arquivo de mensagens do thunderbird acrescenta no
cabecalho de cada mensagem a seguinte informação :

e dependendo o numero indicado no status a mensagem não aparece mesmo,
mas se eu alterar para :

Ela novamente reaparece na lista.
Esses números de status são sempre 4 e 8 digitos e preciso alterar não
importa a combinacao sempre  para 0000 e 00000000
Gostaria de saber se alguem sabe como posso fazer um search/replace
por mascara no vim ou na linha de comando, algo como trocar todas as
ocorrências :

por

Qualquer ajuda será bem vinda.

[]'s