Re: chamando fork() em um shell script

Use o & na frente do comando no shellscript, além disso voce pode usar
comandos como pidof para saber o PID do processo que ainda está
rodando. Além disso há as variaveis de ambiente como :

gedit teste.txt&
# pega o PID da ultima execucao
PID=$!

pidof -o $PID
retorna 0 ou 1 se ainda está ativo :
 pidof -o $PID
rodando="$?"
 if [ "$rodando" -gt 0 ] ; then
  echo "ainda esta rodando..."
 fi

De cabeça me lembrei desses, mas não sei se era isso que voce estava
perguntando.

[]'s