Copia de arquivos com acentuação errada

Olá boa noite a todos.

Estou migrando um servidor samba aqui na empresa. Era um conectiva 10 que
está em pleno funcionamento, com tudo correto.

Montamos um Debian 4 num servidor IBM. Até aí tudo certo.

Depois de tudo configurado fui preparar a cópia dos arquivos. E tanto via
scp ou usando rsync as copias vem com acentuação toda alterada.

Se coloco o samba do novo servidor no ar a copia via Windows funciona
corretamente, porem é mais lenta e com possíveis problemas.

Alguém sabe o que pode ser? O que devo fazer para a copia ser realizada
diretamente de servidor para servidor sem haver problemas  de acentuação?

Sei que isso pode e até deve ser básico, mas nunca enfrentei esse
problema...

Agradeço antecipadamente...

Cássio Rosas,