applet de estado da bateria do notebook (klaptop): como fazer?

Tenho os kernels 2.6.22 e o 2.6.25 instalados no meu debian sid. No 2.6.22, quando o kde termina de carregar, tem um appletzinho que mostra o estado da bateria, na barra. No 2.6.25 esse applet não carrega. O kde chama ele de 'klaptop'. Já tentei adicionar um novo applet à barra, mas o klaptop não aparece como alternativa. Não faço idéia do que está faltando. O acpi parece estar ok, o notebook desliga direito, em ambos kernels.
Alguma luz?