INSTALAÇÃO ETCH E SARGE - tasksel e e-mail externo

Bom dia, gente...

desde a época da woody que não consigo acompanhar a lista direito, por
isso, tenho uns questionamentos quanto a instalação da etch e sarge:

- a instalação não me dá mais o tasksel...

como normalmente instalo servidores, acabo instalando, sem querer,
servidor x, kde/gnome, openoffice...
outro problema é que poderia instalar já as coisas que quero, como o
samba, apache, php...
aí, tenho que instalar  tudo, depois remover o que não quero, instalar
o que preciso, etc.
alguém pode me dizer o que estou fazendo de errado? Claro que isso não
me dá um problema maior, pq depois eu ajusto do jeito que quero, mas
não queria perder tempo.

- encontrei algumas soluções para o envio de e-mails para fora da
rede, agradeço a quem respondeu, mas ainda não encontrei a solução
ideal.

eu preciso que o sistema envie os e-mails... preciso que me sejam
enviados e-mails administrativos dando conta de algum erro... e
preciso que o apache envie tb.
um tempo atrás eu encontrei um artigo sobre isso. eram poucos passos e
o sistema enviava tudo, sem configurar smarthost nem nada. O meu
servidor de casa está funcionando assim. agora, vou reinstalá-lo e
precisava ajustar isso.

Agradeço a atenção de todos e desculpa pelas perguntas... tão simplórias.

abraços.

Giovani Thomé