Instalar/Rodar RoboCup sem usuário administrativo

Ola,
Eu gostaria de rodar o servidor do RoboCup nos computadores da minha
escola com usuário não administrador. Da para configurar a variável
LD_LIBRARY_PATH para que quando o meu usuário executar algum programa o
sistema procure em mais alguma pasta por bibliotecas. O problema é como
passar um argumento para o make para instalar em uma pasta do como
~/robocup/.

O BitRock é um instalador que faz isso, eu posso instalar o Mono inteiro
(incluindo o servidor de asp.net: xsp) com o usuário normal (ele cria um
novo diretório / e instalar tudo lá dentro, ele duplicou algumas
bibliotecas, instalando com apt-get install ocuparia uns 30 MB o
instalador sem descompactar tem 60 MB). Mas eu nem sei como pegar o
arquivo executável final da compilação com o make, ou usar o BitRock,
onde fica o executável final gerado pelo make?

Para instalar o servidor do Robocup precisa compilar os seguintes
programas:
libboost-dev
rcssbase
rcssserver
rcssmonitor

Alguém conhece algum jeito de rodar esses programas sem instalar ou tem
alguma idéia de como fazer isso?