Acesso no ambiente gráfico (/home)

Pessoal esse é um caso simples, que resolvi há um tempo atrás, mas não me lembro como. Vejam aí se me podem ajudar, por favor.
Estou usando no debian etch.
Não há gerenciador de autenticação (xdm,gdm,kdm).
Quero que quando o usuário se logar no shell (bash), ele caia direto no ambiente gráfico.
No /home do usuário tentei colocar em .xinitrc
idesk &
exec icewm-session

Não funcionou.

Tentei também criar o arquivo .xserverrc com o mesmo conteúdo em substituição ao .xinitrc, mas também não deu certo
Depois tentei substituir a linha exec icewm-session por startx, também não rolou.
Alguém sabe ao certo o que fazer?