configurar servidor

Caros amigos,

Nos proximos dias estarei configurando um servidor para
distribuiçaoo da internet via wireless, estive pesquisando
os serviços que utilizarei para esse servidor como: proxy
transparente, dhcp com ip fixo associado ao mac, controle de
banda e cache dns com bind.
Algumas duvias surgiram, a primeira está¡ relacionada ao bind,
tudo que encontrei foi se referindo como resolvedor de nomes
de um dominio, naoo sei se está¡ correto o que estou querendo
fazer, mas preciso do bind para cahe de dns, entao alguem poderia me dar uma dica ou me apontar um link que fale sobre isso? outra coisa é se terei que indicar no arquivo /etc/hosts o nome dos mciros dos clientes ou posso fazer um dns dinamico e como faze-lo (indicar tutorial)

até mais