Re: Partição windows

Se a partição for ntfs pode se usar o programa ntfs-3g.
é só montar a partiçao com o comando:

mount -t ntfs-3g /dev/hda1 /mnt.

2008/5/3 Adauto Serpa <adautoserpa@gmail.com>:

2008/5/3 Sylvio Dias Jacome <sdjacome@hotmail.com>:

Olá a todos, gostaria de saber como montar minha partição windows no debian para que eu possa ter acesso as minhas musicas, sei montar mas não sei montar dando os privilégios nescessários.

Sylvio,

Você tem duas opções: montar a partição através da linha de comando ou editar o arquivo /etc/fstab para montar
na hora que você estiver iniciando o linux.

linha de comando como root digite:

mount -t vfat /dev/sda5 /mnt/particao -o iocharset=iso8859-1,codepage=437,umask=000

ou edite o arquivo /etc/fstab e adicione a seguinte linha

/dev/sda5    /mnt/particao    vfat    iocharset=iso8859-1,codepage=437,umask=000    0    0

Esse exemplo foi para a montagem de uma partição fat32.

Nesse link você encontra mais explicações sobre montagem de disco no linux;
http://focalinux.cipsga.org.br/guia/iniciante/ch-disc.htm

Para visualizar as partições que tem no seu disco você pode usar o cfdisk, abra um terminal e digite como root cfdisk.

Qualquer dúvida é só falar.

--
Adauto Serpa
Tecnólogo em Informática