De: Pedro Debian <pedro_debian@yahoo.com.br>
Assunto: Re: Problemas ao montar raid - mdadm
Para: "Listas - debian-portuguese" <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Data: Quarta-feira, 30 de Abril de 2008, 14:00

Olá Andre

Andre Luiz de Souza escreveu:
> Qual é o erro que dá no comando:
> mount -t xfs /dev/md0 /mnt/raid

O erro que é exibido ao executar este comando é o seguinte: mount: wrong
fs type, bad option, bad superblock on /dev/md0, missing codepage or
other error.

no entanto, se eu desinstalo o mdadm e executo o comando sobre o
dispositivo: /dev/hdc1 consigo montá-lo sem mais problemas.

> Antes de montar tenta ativar o raid:
>
> |#/sbin/mdadm -A --run /dev/md0|

No meu caso, o raid já estava ativo. Mas mesmo executando o comando que
sugeriu não deu certo.

Se tiver mais alguma idéia eu agradeço.

Abraço.

Pedro

> [...]
>
> Olá pessoal,
>
> Instalei um novo servidor de testes com o Debian 4. Instalei também
> o mdadm para ativar raid 1 que já trabalhava no Sarge e funcionava
> corretamente.
> O hd usado foi particionado com raid autodetect e com sistemas de
> arquivos xfs.
> Qdo iniciei o micro novo com o Etch, ele habilitou o /dev/md0.
> Através do cat /proc/mdstat verifiquei que o raid estava habilitado
> e funcionando, mas no entanto, não consegui por nada montar o
> dispositivo. Eu usei o comando "mount -t xfs /dev/md0
/mnt/raid"