Medir recursos Banco oracle

Ola a todos da lista gostaria de saber como faço para medir recursos de um server via shell script como numero de IO de disco , CPU e MEMORIA livre e numero de conexões para cada thread (instancia do banco)

Estou começando agora com servidores e acabou sobrando pra min dizer se o server agüenta ainda mais um pouco ou não

Deis de já agradeço a todos....que poderem me ajudar.

Bruno Rodrigues.