Duvida autenticação OpenLdapxTLS em servidores membros do dominio

Olá pessoal,

Tenho um serviço LDAP (PCD/BDC + Samba ) rodando na rede. Estou usando ele com TLS para aumentar a segurança. Criei os certificados auto assinados nos dois servidores, configurei o sladp.conf indicando os arquivos.
Nestes servidores apareceram duas portas do LDAP 389/636
Alterei o pam_ldap.conf habilitando a opção ssl start_tls, fiz isso tanto no servidor onde está o certificado como no servidor membro do dominio. Os servidores membros estão conseguindo acessar a base de dados corretamente, mas ainda usando a porta 389 no libnss-ldap e no libpam-ldap. Como posso saber se a conexão já está sendo criptografada? É necessário configurar algo mais nos clientes para usar esta opção?

Desde já muito obrigado.

Pedro